Motores eficientes geram economia de energia na indústria!

Motores eficientes geram economia de energia na indústria!

No Brasil, quase 26% da energia é consumida por motores elétricos industriais. Apenas em 2016, o desperdício de energia causado por esses equipamentos foi equivalente ao consumo médio de 4,47 milhões de residências ao longo de um ano. Ou praticamente duas vezes a produção da usina nuclear Angra 1, que fica no município fluminense de Angra dos Reis.

Os motores elétricos são importantes para os processos industriais. Seu uso se dá, por exemplo, em ventiladores, bombas hidráulicas e compressores de ar, com o propósito de converter a energia elétrica em mecânica. Não é exagero dizer que eles são responsáveis por movimentar a indústria.

Como qualquer máquina, os motores se desgastam com o tempo. Quanto mais velhos, mais ineficientes, o que gera consumo maior de energia. A idade média dos 20 milhões de motores industriais existentes no Brasil é considerada alta: 17 anos. Para um a cada dez, ela ultrapassa os 40 anos. Além da ineficiência, pesa contra esses equipamentos a tecnologia.

A Lujetec em parceria com a Weg efetua a análise de seus motores e a viabilidade de substituição, somos We3 - Weg Especialistas em Eficiência Energética.

Notícia completa em: Valor Econômico